domingo, 15 de abril de 2012

Lição 06 - Verbos no Infinitivo


안녕하세요, pessoal!

A partir dessa lição vamos entrar finalmente no mundo fascinante da gramática coreana! :D

Eu sei que para muitos gramática e fascinante não deveriam estar na mesma frase, ainda mais quando se fala da gramática de uma língua completamente diferente da sua. D: Mas, nao priemos cânico :P Eu vou tentar explicar da maneira mais prática possível e com o tempo vocês começarão a usar naturalmente sem se dar conta que tiveram que aprender a identificar o agente da passiva de um verbo transitivo indireto. \o/

Enfim, vamos para a ação!

Em português dizemos que um verbo está no infinitivo quando ele é apresentado em sua forma original, ou seja, COMER, DORMIR, ANDAR, CANTAR e DANÇAR são todos verbos no infinitivo. Em coreano, a mesma analogia pode ser feita com o português. A diferença é que os gramáticos de lá resolveram dizer que infinitivo são apenas os elementos que compõem a raiz do verbo. Ou seja, pra eles o infinitivo dos verbos acima seriam apenas COM, DORM, AND, CANT e DANÇ. Parece complicado né? Então por hora vamos esquecer essa regrinha deles e chamar de infinitivo o que eles chamam de forma dicionarizada.

E o que é forma dicionarizada? D:

Bem, quando precisamos saber o significado de um verbo em português, vamos num dicionário e pesquisamos sua forma no infinitivo. Em coreano não! Eles pesquisam o verbo na forma dicionarizada, que não passa da raiz do verbo (o infinitivo deles) com uma terminação em comum para todos. Ou seja, a forma dicionarizada de um verbo coreano equivale exatamente ao nosso infinitivo! Então pra evitar confusão, vamos chamar aqui no blog de infinitivo o que eles chamam de forma dicionarizada porque na prática equivalem a mesma coisa. ;)

Em coreano, o infinitivo (ou forma dicionarizada se vocês preferirem continuar chamando assim ¬¬) de todos os verbos é identificado pela terminação -다. Sim! Nada de primeira, segunda ou terceira conjugações como temos em português, é tudo terminado em -다 e fim de história! Vamos aprender alguns:
 
하다 - /hada/ - fazer
먹다 - /mokta/ - comer
마시다 - /masida/ - beber
자다 -/jada/ - dormir
보다 - /poda/ - ver 
읽다 - /ilkta/ - ler
쓰다 - /sseuda/ - escrever

Há também em coreano uma classe que eles chamam de verbos descritivos. Ou seja, o que numa frase em português a gente qualifica usando a estrutura "ser/estar + adjetivo", em coreano tem esse tipo de verbo que equivale à toda nossa estrutura. Vejamos alguns:

예쁘다 - /yeppeuda/ - ser bonito
나쁘다 - /nappeuda/ - ser mau
크다 - /keuda/ - ser grande
작다 - /jakta/ - ser pequeno
바쁘다 - /pappeuda/ - estar ocupado


Muita informação? Bem, então por hoje ficamos por aqui, pessoal!

잘 있어! ^^

26 comentários:

  1. Bem acho que uma boa coisa, para ajudar a todos seria propor exercicios, para ver se entendemos mesmo, mas isso é só uma sugestão, pois você deve ser muito ocupado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem acho uma boa fazer exercicios =D

      Excluir
    2. Oh, pessoal, bem que eu queria. Mas realmente é questão de tempo T.T

      Excluir
    3. Vc sabe falar quantos idiomas?

      Excluir
  2. Eu não consigo ver esse vídeo... na verdade nenhum
    Isso poderá ser problema no site ou no meu computador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É um problema do site onde eu postava os videos infelizmente =/

      Excluir
  3. Elias, no caso dos verbos adjetivos se eu quiser falar, por exemplo "Você está bonito" ou "Você está grande" ficaria:
    "니가 예뻐요" e "니가 카요" (respectivamente)

    Tenho essa dúvida quando for para usar o verbo "Está", não sei se preciso acrescentar 아요/어요.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 네가 예뻐 = você está bonito

      넌 키가 커 = você está grande

      Excluir
    2. Você poderia mim dizer oque escrever no caderno quando estiver estuda coreano?

      Excluir
  4. 안녕하세요?
    제 이름은 암안다이미다.
    Então, fiz a minha apresentação, desculpe os erros...
    Seu blog é muito bom, estou acompanhando a pouco tempo mas já aprendi bastante.
    Parabéns pela sua dedicação é muito bom ver que você está sempre atualizando o blog...
    감사함니다!

    ResponderExcluir
  5. Como ficaria "estou sozinho"?
    혼자다 ou 혼자 ou 저는 혼자???

    nao sei se jeo.neun pode ser usado como estar..... vlws

    ResponderExcluir
  6. sou bonito ficaria assim?
    예쁘어요

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 예뻐요. mais informações na Lição 78 - Verbos Irregulares III - "ㅡ" / "르"

      Excluir
  7. 안녕하세요 Elias.
    Bom eu estava observando e reparei que 크다 e 작다 não possuem 쁘 no meio da palavra. Por que isso acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 쁘 é só uma silaba que coincidentemente aparece em alguns poucos adjetivos

      Excluir
  8. Olá, encontrei esse teclado virtual em coreano
    https://www.branah.com/korean
    se eu digitar um texto, por exemplo, em portugues vai dar certo? ou eh somente em ingles ou eu sei la? kkk
    obrigada!!
    Amei seu blog estou aprendendo muito nele, continue assim..bjs e muito sucesso!!

    ResponderExcluir
  9. ola professor elias quando vc vai poder passar exercicios para seus alunos fazerem? temos que praticar..

    ResponderExcluir
  10. olá, fiquei em dúvida sobre como formar frases com esses verbos adjetivos, se eu quiser dizer "você é bonita" basta falar "네가 예쁘다" ?

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma duvida, existe uma terminacao unica pra usar no "voce eh ...." ?

    ResponderExcluir
  12. oi professor to entendo e to gostando das aulas so que os videos nao estao pegando no meu computador notebook e celular porque?

    ResponderExcluir
  13. 안녕하세요 여러분!

    Alguém sabe algum site que tenha exercícios? Se sim, por favor me falem. Obrigada :)

    ResponderExcluir
  14. http://auladecoreano.blogspot.com/p/atividades_10.html

    Este tem exercícios.

    ResponderExcluir
  15. 안녕하세요 선생님 저는 아나 베아트리스입니다,sou nova aqui e achei muito legal(참 멋있어요)o seu modo de ensinar espero aprender mais rápido e 감사합니다 .

    ResponderExcluir