sexta-feira, 10 de maio de 2013

Lição 66 - Nível Polido Formal


안녕하세요, pessoal!

Nessa lição aprenderemos a utilizar as terminações do nível polido formal da língua coreana. A maior parte dos exemplos de nossas lições são dadas no nível polido informal, que é caracterizado pela terminaçao -요 e é utilizado com pessoas de nossa mesma faixa etária, mas com as quais não temos muita proximidade. Também já vimos em algumas lições que obtemos o nivel informal retirando a terminação -요 do nível polido informal. A partir dessa lição, entraremos em contato com frases no nível polido formal, bem como aprenderemos sobre o seu uso nas diversas situações do dia a dia.

  
Nível Polido Formal

O nível polido formal, como já vimos na lição 63, é utilizado com pessoas de um nível hierárquico superior ao nosso, ou seja, nossos professores, chefes e pessoas mais velhas que não conhecemos. Esse nível também é utilizado em ambientes de trabalho e no meio acadêmico quando as pessoas envolvidas no diálogo ainda não são tão próximas e por fim, é utilizado pelo falante quando ele está se dirigindo a um público em geral, como em discursos, palestras e telejornais.

O nível polido formal apresenta terminações diferentes de acordo com o tipo de frase que está sendo dita. Vejamos: 

Raiz do Verbo + -습니다 / -ㅂ니다
Frases Declarativas

Frases declarativas são utilizadas quando estamos afirmando ou negando um fato, e podem receber duas terminações dependendo da última letra da raiz do verbo:

  • Se a raiz do verbo terminar em consoante, acrescentamos -습니다. Ex: 믿다 - acreditar = 믿습니다 - ele acredita;
  • Se a raiz do verbo terminar em vogal, acrescentamentos -ㅂ니다. Ex: 하다 - fazer = 합니다 - ele faz.

저분 - aquela pessoa, ele (formal)
하나님 - deus
저 - eu
숙제 - atividade, exercício

저분이 하나님을 믿습니다. - Ele acredita em Deus.

저는 숙제를 안 합니다. - Eu não estou fazendo meus exercícios.

Raiz do Verbo + -습니까? / -ㅂ니까?
Frases Interrogativas

Frases interrogativas são utilizadas quando fazemos uma pergunta, e podem receber duas terminações dependendo da última letra da raíz do verbo:

  • Se a raiz do verbo terminar em consoante, acrescentamos -습니까?. Ex: 믿습니까?  - Ele acredita?
  • Se a raiz do verbo terminar em vogal, acrescentamos -ㅂ니까?. Ex: 합니? - Ele faz?

고기 - carne
한국어 - língua coreana
어디에서 - onde
굽다 - assar
가르치다 - ensinar

고기를 굽습니까? - Você está assando a carne?

어디에서 한국어를 가르칩니까? - Onde você está ensinando coreano?

Raiz do Verbo + -으십시오 / -십시오
Frases Imperativas

Frases imperativas são utilizadas quando estamos dando uma ordem a alguem, e podem receber duas terminações dependendo da última letra da raiz do verbo:

  • Se a raiz do verbo terminar em consoante, acrescentamos -으십시오. Ex: 믿으십시오 - acredite;
  • Se a raiz do verbo terminar em vogal, acrescentamos -십시오. Ex: 하십시오 - faça

창문 - janela
코미디 - comédia
영화 - filme
이 - este
닫다 - fechar
보다 - ver

창문을 닫으십시오. - Feche a janela, por favor.

이 코미디 영화를 보십시오. - Veja esse filme de comédia, por favor.

Observem nas frases acima, que por se tratar do nível polido formal, as ordens são dadas de maneira gentil.

Raiz do Verbo + -읍시다 / -ㅂ시다
Frases Propositivas

Frases propositvas são utilizadas quando estamos sugerindo que algo seja feito. Esse tipo de frase é bastante semelhante às frases imperativas, porém, por se tratar de uma sugestão e não de uma ordem, seu valor imperativo é mais fraco e é frequentemente utilizada quando o falante também realizará a ação que ele mesmo está propondo. Resumindo: Equivale ao nosso bom e velho "Vamos fazer isso..."

As frases propositivas no nível polido formal podem receber duas terminações dependendo da última letra da raiz do verbo:

  • Se o verbo terminar em consoante, acrescentamos -읍시다. Ex: 믿읍시다 - vamos acreditar;
  • Se o verbo terminar em vogal, acrescentamos -ㅂ시다. Ex: 합시다 - vamos fazer.

담배 - cigarro
쓰레기 - lixo
끊다 - parar
버리다 - jogar fora

담배를 끊읍시다! -  Vamos parar de fumar!

쓰레기를 버립시다. - Vamos jogar o lixo fora.

E isso é tudo? Basicamente sim! Porém, se vocês observarem, vimos apenas exemplos no tempo presente. Mas não priemos cânico, utilizar o nível polido formal no passado e no futuro é bastante simples. Vejamos:

Raiz do Verbo + -었- / -았- / -했- + -습니다
Nível Polido Formal no Tempo Passado 

믿다 - Acreditar ---> 믿었습니다 - Acreditou 

가다 - Ir ---> 갔습니다 - Foi

하다 - Fazer ---> 했습니다 - Fez

어제 - ontem
학교 - escola

저를 안 믿었습니다. - Ele não acreditou em mim.

어제 학교에 안 갔습니다. - Ontem eu não fui para a escola.

저는 숙제를 안 했습니다. - Eu não fiz os meus exercícios.

Raiz do verbo + (으)ㄹ 겁니다
Nivel Polido Formal no Tempo Futuro

  • Às raizes terminadas em consoante, acrescentamos a terminação -을 겁니다.
  • Às raizes terminadas em vogal, acrescentamos a terminação -ㄹ 겁니다.
  • Às raizes terminadas em , acrescentamos 겁니다.

믿다 - Acreditar ---> 믿을 겁니다 - Acreditará 

하다 - Fazer ---> 할 겁니다 - Fará

Viver ---> 살 겁니다 -Viverá

저희 - nosso
선생님 - professor
여자 - mulher
내일 - amanhã
8월 - agosto
서울 - seul

저희 선생님이 저 여자를 믿을 겁니다. - Nosso professor vai acreditar naquela mulher.

내일은 제 숙제를 할 겁니다. - Amanhã eu farei minhas atividades.

저는 8월부터 서울에서 살 겁니다. - Eu vou morar em Seul a partir de agosto.

E por hoje é só? Quase! Antes de seguirmos em frente, devemos saber que as frases no nível polido formal nos tempos passado e futuro não apresentam formas imperativas e propositivas, até porque nem faz muito sentido você pedir para alguem fazer uma coisa no passado né? :P Já para o futuro, é só utilizar a conjugação do tempo presente mesmo, assim como fazemos em português! E para as frases interrogativas? Bem, elas sim também apresentam formas diferenciadas e que são bastante simples. 

Raiz do Verbo + -었- / -았- / -했- + -습니까?
Nível Polido Formal no Tempo Passado - Frase Interrogativa

저를 안 믿었습니까? - Ele não acreditou em mim?

어제 학교에 안 갔습니까? - Ontem você não fui para a escola?

저는 숙제를 안 했습니까?. - Eu não fiz os meus exercícios?

Raiz do verbo + (으)ㄹ 겁니까?
Nivel Polido Formal no Tempo Futuro - Frase Interrogativa

저희 선생님이 저 여자를 믿을 겁니까? - Nosso professor vai acreditar naquela mulher?

내일은 제 숙제를 할 겁니까? - Amanhã você fará minhas atividades?

8월부터  서울에서 살 겁니까? - Você vai morar em Seul a partir de agosto?

Pronto! E por hoje é só? É! Até a próxima, pessoal. ^^

안녕! ^^

17 comentários:

  1. no propositivo vc explicou de um jeito e na hora de dar o exemplo das frases está de outro jeito qual é o certo?por favor responda estou confuso achei um site conjugando verbos e me confundiou mais ainda http://en.wiktionary.org/wiki/%EA%B3%B5%EB%B6%80%ED%95%98%EB%8B%A4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está corrigido! Muito obrigado pelo toque, não sei de onde tirei aquela terminação estranha e ainda dei exemplo haha, devo ter confundido com o imperativo. :p

      bons estudos!

      Excluir
    2. muito obrigado msm adoro seu blog está me ajudando muito

      Excluir
  2. Alguns pequenos erros.. ( não Priemos Cânico ) kkk 어제 학교에 안 갔습니까? - Ontem você não FUI para a escola? Muito obrigada vc está me ajudando muito vc é incrível

    ResponderExcluir
  3. Alguns pequenos erros.. ( não Priemos Cânico ) kkk 어제 학교에 안 갔습니까? - Ontem você não FUI para a escola? Muito obrigada vc está me ajudando muito vc é incrível

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Estou com uma dúvida: no presente modo informal (e polido), as frases declarativas interrogativas e etc são iguais à versão formal ou são iguais a versão 'declarativa' da forma informal (polido)? Ou ainda possuem uma forma diferente das demais?

    E nos passado e futuro?

    Abraços E obrigado pelas aulas!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Elias,
    -습니까?/-ㅂ니까? seria no nível polido formal, como você disse na lição. -니까?/-으니까? seria em que nível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus. As terminações de níveis são indicadas apenas no último verbo da frase. -니까 e uma partícula verbal que pode ser utilizada em qualquer nível, o que vai indicar é a conjugação do último verbo.

      Excluir
  6. Então é existe 습니다 só no passado e presente e (으)ㄹ 겁니다 só no presente e futuro?

    습니꺼? Apenas em interrogativas no passado e presente; e (으)ㄹ 겁니까? Em interrogativas no futuro e presente?

    Agradeceria se tirasse minhas dúvidas!
    Um braço!

    ResponderExcluir
  7. Me enganei. (으)ㄹ 겁니다 Não tem no presente, apenas no futuro e em frases interrogativas no futuro!

    ResponderExcluir
  8. Olá, no propositivo o certo não seria as terminações: ~으십시다 e ~십시다 ?

    ResponderExcluir
  9. Oi, estou com uma dúvida sobre quando devo usar(으)니까 e 어/아 서. Alguém poderia me dizer quando usar um e quando usar o outro?

    ResponderExcluir
  10. estou aprendendo muito, obrigada pelo blog!

    Queria saber se você fará o avançado? já que tem o intermediário! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah seria tão legal se o Elias fizesse o avançado. Nosso coreano voaria longe ��
      Posso dizer que 90% de tuuuuudo que sei de coreano foi por meio do Elias com esse blog. Só gratidão :)
      Mas eu acho que ele não vai fazer o avançado:(
      Já que faz um tempo que ele não posta mais lições:(
      Vamos esperar né? ��
      Como diz o ditado: a esperança é a única que morre ��

      Elias se lê isso em qualquer que ano seja, por favor faz o avançado, nós precisamos de vc ��☺

      Mas olha, vc tendo o pré intermediário de coreano, cê já pode ser "jogada" na Coréia que vc não vai sofrer, melhor dizendo: vc vai conseguir se virar ^^
      Esse comentário foi de 2020 concerteza seu coreano tá bem bom agora ^^

      Excluir
    2. Como não? Acabei de postar coisa nova! hahaha Muito obrigado pelo carinho! ^^

      Excluir