sábado, 1 de junho de 2013

Lição 72 - Terminação Verbal -(으)ㄹ래요 - Expressar Vontade


안녕하세요, pessoal!

Nesta lição veremos mais uma terminação verbal da língua coreana associada a ações futuras. Como aprendemos na lição anterior, há em coreano maneiras diferentes de expressar o tempo futuro dependendo do contexto onde a frase está sendo utilizada. Hoje veremos como perguntar sobre a vontade de alguém, bem como expressar a nossa.

-(으)ㄹ래요
Expressar Vontade

A terminação verbal -ㄹ래요 apresenta três variações que são definidas de acordo com a última letra da raiz de um verbo.

  • Sufixamos -을래요 às raízes dos verbos terminados em consoante. Ex: 먹다 - comer = 먹을래요 - comerei;
  • Sufixamos -ㄹ래요 às raízes dos verbos terminados em vogal. Ex: 가다 - ir = 갈래요 - irei;
  • Sufixamos -래요 às raízes dos verbos terminados na consoante . Ex: 만들다 - fazer = 만들래요 - farei.

Na lição 21 aprendemos a utilizar a estrutura -고 싶다 para expressar o nosso desejo de realizar algo, ou seja, equivalente ao nosso verbo querer. A estrutura que estamos vendo hoje apresenta um sentido similar, porém com uma nuance muito mais forte. Observem os exemplos abaixo:

오늘 - hoje
스시 - sushi

오늘 스시를 먹고 싶어요. - Hoje eu quero comer sushi. (expressando uma vontade geral)

오늘 스시를 먹을래요. -  Hoje eu quero comer sushi. (e vou comer! - expressando vontade e determinação)

A estrutura -ㄹ래요 é geralmente utilizada quando estamos perguntando as intenções de alguém de fazer algo e a resposta do nosso interlocutor é geralmente dada utilizando a mesma estrutura. Como ela apresenta uma nuance muito mais forte que -고 싶다, não pode ser usada na terceira pessoa, uma vez que não podemos expressar com tanta certeza a vontade de alguém. Compreenderam? Vejamos mais alguns exemplos:

뭐 - o que
커피 - café
어디 - onde
서점 - livraria
한국 - coreia do sul
도서관 - biblioteca
더 - mais
열심히 - diligentemente
한국어 - língua coreana
집 - casa
몇 시에 - que horas
마시다 - beber
여행하다 - viajar
만나다 - encontrar
공부하다 - estudar

뭐 마실래요? - O que você vai beber?

커피 마실래요. - Eu quero beber café.

어디로 갈래요? - Onde você está querendo ir?

서점에 갈래요. - Estou querendo ir na livraria.

한국을 영행할래요. - Eu quero viajar para a Coreia do Sul.

도서관에서 만날래요. - Vou encontrá-los na biblioteca.

더 열심히 한국어를 공부할래요. - Estudarei coreano mais diligentemente.

몇 시에 집에 갈래요? - Que horas você pretende ir para casa?

E por hoje é só, pessoal!

안녕! ^^

3 comentários:

  1. elias na parte que a resposta deveria ser livraria ,voce colocou biblioteca
    서점에 갈래요. - Estou querendo ir na biblioteca.= estou querendo ir na livraria
    ^^

    ResponderExcluir
  2. elias na parte que a resposta deveria ser livraria ,voce colocou biblioteca
    서점에 갈래요. - Estou querendo ir na biblioteca.= estou querendo ir na livraria
    ^^

    ResponderExcluir
  3. Elias na frase 한국을 영행할래요. - Eu quero viajar para a Coreia do Sul.
    o verbo viajar na estrutura você sem querer colocou uma bolinha a mais na primeira sílaba do verbo 여행하다.

    ResponderExcluir