sábado, 26 de outubro de 2013

Lição 81 - Advérbios I - Componenciais


안녕하세요, pessoal!

A partir dessa lição iniciaremos uma série sobre advérbios dividida em três partes seguindo uma metodologia própria do blog; porém, baseada na nomenclatura internacional de classificação dos advérbios da língua coreana. Por definição, advérbios são palavras usadas primariamente para modificar o sentido dos verbos e adjetivos, e hoje começaremos os nossos estudos com os componenciais.


Advérbios Componenciais

Advérbios componenciais apresentam um uso bastante similar aos nosso advérbios da língua portuguesa e servem para modificar uma parte específica da frase como os verbos de ação ou os verbos descritivos (adjetivos). Os advérbios componenciais são divididos em três sub-grupos: de modo, de tempo e de intensidade.

Advérbios Componenciais de Modo

Servem para indicar a maneira como uma ação foi realizada. Vejamos alguns na lista abaixo:


버스가 빨리 와요! - O ônibus está vindo rapidamente!

저는 이거 제일 좋아요. - Eu gosto mais disso.

저 여자가 너무 예뻐요. - Aquela mulher é muito bonita.

그 남자는 한국어를 혼자서 배워요. - Esse rapaz aprende coreano sozinho.

천천히 읽으면 다 이해할 거예요. - Se você ler lentamente, vai entender tudo.

잘 먹겠습니다! - Eu comerei bem!

열심히 공부합시다! - Vamos estudar diligentemente!

안녕히 가세요! - Vá em paz!

Advérbios Componenciais de Tempo

Servem para indicar a frequência ou o momento quando uma relação foi realizada:


우리 아버지가 아직 안 일어났습니다. 오늘은 이따 일어날 겁니다. - O nosso pai ainda não acordou. Hoje ele vai acordar um pouco mais tarde.

요즘 한국 친구들을 많이 보고 싶어. - Ultimamente eu sinto muita falta de meus amigos coreanos.

먼저 대학교에 가야 돼요. - Primeiramente eu devo ir para a faculdade.

사람들이 갑자기 왔어요. - As pessoas apareceram de repente.

보통 한국어를 매일 공부해요. - Geralmente eu estudo coreano todos os dias.

방금 나가! - Saia daqui imediamente!

축구를 거의 안 해요. - Eu raramente jogo futebol. 
*Sempre utilizado em frases negativas

저 여자를 전혀 안 봤어요! - Eu nunca vi aquela mulher!
*Sempre utilizado em frases negativas

Advérbios Componenciais de Intensidade

Servem para indicar a intensidade da ação sendo realizada:


맥주를 참 싫어해요. - Eu realmente não gosto de cerveja.

저는 점심으로 되장찌개를 주로 먹어요. Eu como principalmente doejang jjigae no almoço.

조금 기다리세요! - Espere um pouco, por favor!

아주 먹어서 못 걸어요. - Eu comi bastante, por isso não posso andar.

Quando há diversos advérbios componenciais em uma frase, eles são geralmente organizados na seguinte ordem: de tempo, de intensidade e por fim, de maneira:

저는 항상 밀키스를 아주 빨리 마셔요. - Eu sempre bebo Milkis bastante rápido.

E por hoje é só, pessoal!

안녕! ^^

2 comentários:

  1. Elias, bom retorno ao Brasil , sou fã das suas aulas no blog... Seu método de ensino de língua coreana e excelente... espero poder ser seu amigo, fã e aluno.. grande abraço !!! (face se puder me add) . obrigado

    ResponderExcluir
  2. Elias, meu email, rogeriocapitao@uol.com.br.. muito obrigado, fiz pedido de amizade no seu face. ! abração professor !

    ResponderExcluir