sábado, 9 de novembro de 2013

Lição 83 - Advérbios III - Adverbiais


안녕하세요, pessoal!

Nesta lição encerraremos os nossos estudos sobre os advérbios da língua coreana conhecendo mais um dos seus tipos: os classificados como adverbiais que se assemelham bastante com os nosso advérbios de modo da língua portuguesa e são formados através das raízes de diversos verbos descritivos.



Adverbiais 

Adverbiais  são um subtipo de advérbios da língua coreana formados acrescentando a partícula -게 após a raíz de um verbo descritivo. Assim como os advérbios componenciais, eles servem para modificar o sentido primário dos verbos em uma frase.


권 보아는 아름답게 춤을 춰요. - Kwon Boa dança graciosamente. (De forma bonita)

식당에 가서 맛있게 먹었어요. - Eu fui ao restaurante e comi bem. (Deliciosamente)

한국어를 매일 공부하면 더 쉽게 배울 거예요. - Se você estudar coreano todos os dias, aprenderá mais facilmente.

이 모자를 싸게 샀어요. - Eu comprei este chapeu e foi barato. ( De forma barata)

크게 말하면 안 돼요. - Você não deve falar alto.

행복하게 사십시오! - Viva feliz! (De maneira feliz)

머리를 짧게 잘라 주세요. - Faça um corte curto, por favor. (De maneira curta)

오늘은 회사에서 늦게 왔어요. - Hoje cheguei atrasado no escritório.

제 여자 친구는 부드럽게 말해요. - Minha namorada fala suavemente.

나쁘게 자서 피곤해요. -  Eu dormi mal e por isso estou cansado. (De maneira ruim)

E por hoje é só, pessoal. Até a próxima aula. ^^

안녕!

9 comentários:

  1. Incrível!!! Já achei muitos blogs mas o seu é o mais completo. Seu conteúdo é excelente e você explica super bem. Obrigado, você me ajuda muito.

    ResponderExcluir
  2. 엘리아스님 só quero saber algo, o 크게 é derivado de 크다 = grande mas em forma adverbial ele também serve como Alto no sentido de Volume? Como você usou na frase: 크게 말하면 안 돼요.
    Só quero saber isso mesmo. Continue ensinando tão bem como você faz HUEHUE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 동생! ^^

      sim sim, quando usado como advérbio, ele tem sentido de altura se referindo ao som também. ^^

      Excluir
  3. Elias, bom retorno ao Brasil , sou fã das suas aulas no blog... Seu método de ensino de língua coreana e excelente... espero poder ser seu amigo, fã e aluno.. grande abraço !!! (face se puder me add) . obrigado

    Responder

    ResponderExcluir
  4. Elias me identificando , sou Rogério , curto muito suas aulas, excelente o seu trabalho ! muito obrigado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rógerio. Muito obrigado pelo apoio! Qual seu perfil?

      Excluir
    2. Elias, obrigado pelo retorno (comentário)... Rogério Achilles Tomaziello. aprendo todos os dias com você !

      Excluir
  5. Annyeong! Gosto muito do seu blog e sigo-o atentamente pois é muito útil! criei recentemente um blog, quer fazer parceria?? ^^

    ResponderExcluir