domingo, 9 de março de 2014

Lição 90 - Partícula -만큼 - Tão Quanto


안녕하세요, pessoal!

Nesta lição aprenderemos mais uma partícula da língua coreana que também serve para fazer comparações; porém, com uma nuance diferente das outras três que aprendemos nas duas últimas lições.

-만큼
Tão Quanto


A partícula -만큼 equivale à expressão "tão quanto" e seus sinônimos como "tanto quanto" ou "tal como" em português quando as utilizamos para dizer que uma ação é realizada por um sujeito em um mesmo grau de nivelamento comparada a mesma ação que é realizada por um outro. Ex: Eu corro tão rápido quanto um atleta. Este grau de comparação utilizando a mesma partícula também pode ser feita quando estamos falando dos atributos e qualidades, nesse caso, em frases com verbos descritivos. Ex: Maria é tão inteligente quanto João.

서주현이 최수영만큼 춤을 잘 춰요. - Seo Ju Hyeon dança tão bem quanto Choe Su Yeong.

기대만큼 점수가 나왔어요. - Minha nota foi como eu esperava.
*Literalmente: Minha nota saiu tal como minha expectativa

제가 이순규만큼 골프를 잘 쳐요. - Eu jogo golfe tão bem quanto I Sun Kyu.

우리 선생님만큼 똑똑했어요. -  Ele era tão inteligente quanto o nosso professor.

오늘은 어제만큼 덥지 않아요. - Hoje não está tão quente quanto ontem.

이 옷이 저 가방만큼 비싸요. - Esta roupa é tão cara quanto aquela bolsa.

김태연이 꽃만큼 예뻐요. - Kim Tae Yeon é tão bela quanto uma flor.

Vocabulário

춤 - dança
추다 - dançar ( 춤을 추다)
잘 - bem
기대 - expectativa
점수 - nota
나오다 - sair
골프 - golfe
치다 - jogar (esporte)
똑똑하다 - ser inteligente
덥다 - ser quente (temperatura do ambiente)
옷 - roupa
가방 - bolsa
꽃 - flor
비싸다 - ser caro
예쁘다 - ser bonita

E por hoje é só, pessoal! ^^

안녕!

5 comentários:

  1. Oi Elias, tudo bem?
    Na hora de estudar sinto falta de exercícios pra fixar o assunto na cabeça, e gostaria de saber se você conhece algum site de exercícios para me indicar (pode ser em inglês mesmo), ou até mesmo como é o seu método de estudo se não for pedir demais. Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente eu gostaria mas não tenho tempo e se eu me esforçasse acabaria ficando desmotivado T.T

      De qualquer forma você pode encontrar exercícios nesses sites:

      Talk to Me in Korean http://www.talktomeinkorean.com/

      e o How to Study Korean que tem um foco bem parecido com o do meu blog por sinal! ^^ http://www.howtostudykorean.com/

      Excluir
    2. Muito obrigada :D
      Não se preocupe que a sua iniciativa e o que você faz já é excelente!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. 예쁜 만큼~~~
    parabens pelo blog, muito muito bom!

    ResponderExcluir