sábado, 29 de novembro de 2014

Lição 97 - Expressão Temporal -기 전에 - Antes De


안녕하세요, pessoal!

A partir desta lição iniciaremos uma nova série em três partes sobre algumas expressões temporais da língua coreana que são estruturadas de maneiras diferentes na língua portuguesa. Essas expressões são geralmente utilizadas para localizar no tempo quando uma ação se passa em relação a outra e essa série inicial nos apresenta apenas algumas de muitas outras que veremos futuramente.





-기 전에
Antes De

Sufixamos a expressão -기 전에 à raiz de um verbo para indicar que antes da ação por ele indicada seja feita, uma outra deve ocorrer primeiramente.


먹기 전에 손을 씻어야 돼요. - Antes de comer eu devo lavar as mãos.

학교에 가기 전에 숙제를 했어요. - Antes de ir para a escola eu fiz a lição de casa.

편지를 받기 전에 많이 기다렸어요. - Antes de receber a carta eu esperei muito.

수영하기 전에 준비운동을 해야 돼요. - Antes de nadar eu devo fazer aquecimento.

한국에서는 결혼하기 전에 남자가 집을 준비해야 돼요. - Na coreia antes de casar o homem deve arranjar uma casa.

우리나라에 오기 전에 어디에서 살았어요? - Antes de vir para o nosso país, onde você morou?

전에
Antes De

A expressão 전에 pode ser usada depois de um substantivo ou advérbio de tempo. Dessa maneira muitos verbos compostos por um substantivo + 하다 podem simplesmente dispensar o uso de 하다 ou mantê-lo e seguir a estrutura que vimos acima utilizada com verbos.


  • Ex: 공부하기 전에 먹어요. - Antes de estudar eu como.

               공부 전에 먹어요. - Antes de estudar eu como. (Antes do estudo eu como)


저분들이 식사 전에 기도하세요. - Eles rezam antes da refeição.

우리 선생님께서 여행 전에 여권을 잃어버리셨습니다 - Nosso professor perdeu o passaporte antes de viajar.

5시 전에 와 주세요. - Venha antes das cinco horas, por favor.

회의 전에 서류를 복사해야 돼요. - Antes da reunião eu devo fazer copias dos documentos.

운동 전에 준비운동을 할게요. - Antes de me exercitar eu vou fazer aquecimento.

공부 전에 신문을 봤어요. - Antes de estudar ela leu o jornal.

수업 전에 점심을 먹었니? - Você almoçou antes da aula?

Vocabulário

손 - mão
씻다 - lavar
숙제 - lição de casa
편지 - carta
기다리다 - esperar
수영하다 - nadar
준비운동 - aquecimento
결혼하다 - casar
준비하다 - se preparar
우리나라 - nosso país (expressão que os os coreanos geralmente usam ao se referir à Coreia) 
살다 - viver; morar
기도하다 - rezar
-께서 - partícula honorífica de sujeito (ver lição 64)
여권 - passaporte
잃어버리다 - perder
서류 - documento
복사하다 - fazer cópia
신문 - jornal
점심 - almoço

E por hoje é só, pessoal!

안녕! ^^

2 comentários: