domingo, 7 de dezembro de 2014

Lição 99 - Expressão Temporal -는 중이다 - No Meio De


안녕하세요, pessoal!

Nesta lição encerraremos esta primeira série sobre expressões temporais da língua coreana vendo mais uma delas que se difere das outras que vimos anteriormente em dois aspectos: 1 - Não precisa de uma oração complementar para dar sentido à frase; 2 - É formada com o auxílio do verbo cópula 이다.


-는 중이다
No Meio De

Sufixamos a terminação -는 중이다 à raiz de um verbo de ação para indicar que ele está sendo executado no momento em que estamos falando e equivale frequentemente ao nosso gerúndio em frases do tipo "Eu estou comendo" dando a nuance de que estamos focado naquela ação. (Estou comendo no momento / Estou no meio do processo de estar comendo). Essa expressão é formada pela palavra que significa "meio" e o verbo cópula 이다; o qual precisa ser conjugado.


지하철 공사하는 중입니다. - Eles estão construindo o metrô.

지금 집에 가는 중이에요. - Eu estou indo para casa no momento.

이사할 거예요. 그래서 집을 찾는 중이에요. - Eles vão se mudar, por isso estão procurando uma casa.

요즘 운전을 배우는 주이에요. - Hoje em dia eu estou aprendendo a dirigir.

중이다
No Meio De

Podemos usar a expressão 중이다 de forma independente após um substantivo para indicar que estamos no meio do processo indicado por ele.


지하철 공사 중입니다. - Eles estão construindo o metrô.

사장님은 회의 중입니다. - O presidente da empresa está no meio de uma reunião.

백화점이 세일 중이라서 길이 막혀요. - A loja de departamentos está em liquidação, por isso o trânsito está engarrafado.
*Ver lição 44 para entender o uso da partícula -서. O verbo 이다 apresenta a forma irregular 이라서

김 과장님은 지금 외출 중이십니다. - O gerente Kim deu uma saída.

우리 아빠가 차 수리 중이고 우리 엄마는 임신 중이다. - Papai está consertando o carro e mamãe está grávida.
*Ver lição 44 para entender o uso da partícula -고

통화 중이었어요. - Eu estava no meio de uma ligação.
*O passado do verbo 이다 é -이었어 para palavras terminadas em consoantes e -였어 em vogais.

샤워 중이야? - Ela está tomando banho?
*Ver lição 85 para entender o nível informal do verbo 이다.

Vocabulário

지하철 - metrô
지금 - agora
요즘 - hoje em dia
이사하다 - se mudar
운전하다 - dirigir
사장님 - presidente da empresa
과장님 - gerente (chefe de um departamento)
백화점 - loja de departamento
길 - rua, estrada
막히다 - estar bloqueado, engarrafado

E por hoje é só, pessoal!

안녕! ^^

Um comentário: