terça-feira, 31 de março de 2015

Lição 110 - Partícula Verbal -거나 - Ou


안녕하세요, pessoal!

Nesta lição veremos uma nova partícula verbal que tem o seu significado e forma parecidos com o da partícula -나 que vimos na lição 70, mas que é usada apenas com verbos.


-거나
Ou

Sufixamos a partícula -거나 às raízes de qualquer verbo para listarmos as ações ou estados por eles expressos como opções; o que na língua portuguesa é feito comumente com o uso da conjunção "ou".

토요일에는 보통 친구들하고 영화를 보거나 집에서 쉬어요. - Aos sábados geralmente eu vejo um filme com amigos ou descanso em casa.

아프거나 피곤하면 집 생각해요? - Quando você está doente ou cansado, você pensa em sua casa?

승현의 아버지가 선생님이거나 공무원이에요. - O pai de Seung Hyeon é professor ou funcionário público.

이메일을 보내거나 전화를 하세요. - Envie um e-mail ou faça uma ligação, por favor.

도서관에 가거나 식당에 갑시다. - Vamos à biblioteca ou ao restaurante.

텔레비전 보거나 컴퓨터 쓸 거예요. - Eu vou assistir televisão ou usar o computador.

꽃을 사거나 케이크를 만드십시오. - Compre flores ou faça um bolo.

아침에 조깅을 하거나 요가를 해요. - De manhã eu corro ou faço ioga.

현금으로 내거나 카드로 지불할 거예요. - Eu vou pagar com dinheiro ou com cartão.

산으로 가거나 바닷가로 갑시다. - Vamos para a montanha ou para a praia.

Outro uso comum da partícula verbal -거나 quando sufixada a dois ou mais verbos em uma frase é indicar que a ação ou estado por eles expressos não influenciarão na decisão indicada pelo último verbo da frase. Em português geralmente fazemos isso com as expressões "não importa se...", "mesmo que...". Vejamos alguns exemplos:

날씨가 춥거나 덥거나 비가 오거나 눈이 오거나 매일 운동해요. - Mesmo que faça frio ou calor, mesmo que chova ou neve todos os dias eu me exercito.

맛있거나 맛없거나 배 고프면 아무거나 먹어요. - Não importa se for gostoso ou ruim, se estou com fome eu como qualquer coisa.

어렵거나 쉽거나 열심히 공부할래요? - Você vai estudar diligentemente mesmo que seja fácil ou difícil?

슬프거나 기쁘거나 언제나 전화해요. - Não importa se estiver triste ou feliz, sempre me ligue.

싸거나 비싸거나 살 거예요. - Não importa se for barato ou caro, eu vou comprar.

부자이거나 거지이거나 제 친구예요. - Não importa se ele é rico ou pobre, ele é meu amigo.

오거나 안 오거나 기다릴 거예요. - Mesmo que venha ou não venha, eu vou esperar.

빌려 주거나 안 빌려 주거나 물어볼 거예요. - Mesmo que não me empreste, eu vou pedir.

재미있거나 재미없거나 그 영화를 다시 봅시다. -  Mesmo que seja sem graça, vamos ver aquele filme novamente.

Vocabulário

보통 - geralmente
쉬다 - descansar
아프다 - estar doente
피곤하다 - estar cansado
생각하다 - pensar
공무원 - funcionário público
보내다 - enviar
쓰다 - usar
꽃 - flor
사다 - comprar
만들다 - fazer
현금으로 내다 - pagar com dinheiro
카드로 지불하다 - pagar com cartão
산 - montanha
바닷가 - praia
날씨 - tempo (clima)
춥다 - ser frio (clima)
덥다 - ser quente (clima)
비 오다 - chover
눈 오다 - nevar
배 고프다 - estar com fome
어렵다 - ser difícil
쉽다 - ser fácil
슬프다 - estar triste
기쁘다 - estar feliz
언제나 - sempre
부자 - rico
거지 - pedinte
기다리다 - esperar
빌려 주다 - dar emprestado
물어보다 - perguntar
다시 - novamente

E por hoje é só pessoal!

안녕! ^^

8 comentários:

  1. Seu blog tem um conteúdo ótimo! Atualmente estou estudando japonês, mas assim que tiver uma boa base vou começar o coreano então nunca apague esse seu blog <3 hahaha. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog e estou acompanhando <3 Esperando a nova lição

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog e estou acompanhando <3 Esperando a nova lição

    ResponderExcluir
  4. Oi professor, eu comecei a estudar coreano em agosto do ano passado (hangul e batchim) ,ai quando me sentir um pouco mais segura com as letras e sons do coreano iniciei a gramatica aqui no dia 06/03/15 pelo seu blog e vim aqui te agradece por tudo continue assim.Amo seu blog e suas aulas. ( =] meu comentário estava sem nome por isso exclui agora ta aparecendo)

    ResponderExcluir
  5. Blog maravilhoso! obrigada por tudo! *-*

    ResponderExcluir
  6. Oi! Primeiro,eu queria dizer que eu amo teu blog e aprendo muito com ele *0000*
    Mas eu tenho uma duvida,que não é relacionada a esse post,porém,é urgente e eu queria sua ajuda,pfffff
    Essa frase está certa?: 오늘은 으르렁 EXO 노래 한다 ... Eu quis dizer,que hoje eu irei cantar Growl (으르렁) do EXO.

    Desculpa incomodar,mas é que eu não tinha mais ninguém para pedir ajuda :'( ahshaushuahs
    Obrigada desde já!
    (caso não souber me responder,tudo bem (: obg da msm forma haha <3)

    ResponderExcluir